ESTE LINK VAI DESTACAR OS ÓRGÃOS E PERSONALIDADES DA SEGURANÇA PÚBLICA DA CIDADE DE MOSSORÓ-RN

SEGUIDORES DO LINK CRIMES COMETIDOS POR AUTORIDADES JUDICIÁRIAS

VISUALIZAÇÕES

quinta-feira, 30 de janeiro de 2025

ORIGEM DO POLICIAMENTO EM MOSSORÓ



A Polícia Militar de Mossoró iniciou-se no ano de 1841, 7 anos depois da criação do Corpo Policial da Província Potiguar, em  27 DE JUNHO 1834,  pelo Conselho Geral da província do Rio Grande do Norte e reconhecida através da Resolução nº 27/36, sancionada pelo presidente JOÃO JOSÉ FERREIRA AGUIAR.
A criação do Destacamento do Corpo Policial na então vila de Mossoró originou-se devido as grandes lutas do padre Francisco Longino Guilherme de Melo (13.03.1802 – 30.03.1876), contra a família Ferreira Costa, os Butragos, sendo que no ano de 1840, o destacamento da vila da Princesa (atual cidade do Assú), com um efetivo de 30 soldados, sob o comando do tenente JOSÉ ANTÔNIO DE SOUZA CALDAS, esteve por algum tempo no Distrito de Mossoró, em consequência da requisição das autoridades policiais para prender criminosos, recrutar e evitar as consequências sempre funestas de rixas e intrigas entre alguns habitantes da região.
As grandes lutas do padre Longino (como era conhecido, o qual foi vereador pelo município de Apodi, na primeira legislatura apodiense, tendo em vista que nessa época, Mossoró era subordinado ao território de Apodi) foi no período de 1839 a 1844.
O padre Longino, foi o primeiro sacerdote nascido em Mossoró, ordenou-se em novembro de 1826 e celebrou a primeira missa no dia 2 de fevereiro de 1827. Era de temperamento turbulento e arrebatado, como também de atitudes violentas comumente assumidas que o fizeram popularíssimo.





Nenhum comentário:

Postar um comentário

Quem sou eu

Minha foto
A PAZ É O SENTIMENTO DE QUE MAIS NECESSITA A HUMANIDADE PARA COMPLETAR A SUA VENTURA NESTE MUNDO. SEM PAZ NÃO SE CONSEGUE NADA. A PAZ. DO ESPIRITO VALE TANTO PARA UMA PESSOA COMO A SAÚDE DE SEU CORPO. UM POVP SEM PAZ É UM POVO SEM PROGRESSO, ENQUANTO SE FALAR EM ARMAMENTO E EM INVENTOS DE BOMBAS PODEROSAS, O MUNDO NÃO PODERÁ ENCONTRAR A PAZ QUE TANTO ANSEIA. A PAZ UNIFICA OS POVOS E FAZ COM QUE OS CONTINENTES SE APROXIMEM, TORNANDO TODOS MAIS AMIGOS E MENOS ESTRANHOS (COMO ESCREVER BEM, DE OSMAR BARBOSA). ESTE É O LIV BLOG DO STPM JOTA MARIA - PORTAL TERRAS POTIGUARES NEWS

LINKS